Crescer ou Morrer: Uma Escolha Diária
- 4 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Em nossa jornada pela vida, cada um de nós se depara com uma escolha fundamental: crescer ou simplesmente passar pelos dias até que chegue o inevitável fim. O crescimento, embora possa ser intermitente, exige um compromisso constante e decidido com o progresso pessoal. É uma lição que aprendemos com Santo Agostinho, que uma vez disse:
"é melhor mancar no caminho certo do que correr fora dele."
Em outras palavras, mesmo que nosso progresso seja lento, desde que estejamos no caminho certo, estamos nos aproximando do nosso destino final.
A verdade é que sem um plano para o crescimento pessoal, estamos propensos a um deterioramento gradual. Parar é mais do que simplesmente pausar; é adormecer no meio da vida, é morrer um pouco. A vida, sem desafios para superar ou metas para alcançar, rapidamente perde seu brilho e se torna monótona.
Nós, como seres humanos e especialmente como cristãos, somos chamados a crescer em todas as dimensões: humana, espiritual e intelectual. Acredita-se que atingimos a plenitude do nosso desenvolvimento e realização através de Cristo. Com Cristo habitando em nós, é possível alcançar a realização completa. Ele nos convida a evoluir segundo os princípios do Evangelho, a dar testemunho através de nossas vidas e a estender a mão aos mais necessitados.
O cerne da questão é manter-se sempre em uma postura de crescimento, buscando melhorar a cada novo dia, mesmo que nossos recursos sejam limitados. Edmund Burde já dizia com propriedade que
"o maior erro é cometido por aqueles que não fazem nada porque só podem fazer pouco".
Isso nos ensina uma lição valiosa: os que evitam o risco e o crescimento acabam sendo engolidos pela vida.
Crescer não é apenas uma recomendação — é a nossa primeira vocação, tanto humana quanto cristã. Na busca pela santidade, maximizamos nosso potencial de crescimento. Viver plenamente é crescer continuamente.
Um dos melhores caminhos para o crescimento é a direção espiritual. Caso você queira fazer essa experiência clique aqui e saiba mais.





Comentários