Todos, absolutamente todos são chamados a ser santos!
- 6 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Imagine que a piedade é como um amigo que te acompanha em todos os momentos, não só quando você está em paz, sentado na igreja, mas também quando você está lavando a louça, levando os filhos na escola ou até mesmo resolvendo um monte de coisas no trabalho. Esse amigo te lembra que, em cada uma dessas ações, você pode colocar um pouquinho de amor e de atenção a Deus, transformando até o mais simples ato em algo especial, se você estiver fazendo a Vontade de Deus.
Jesus, com sua vida e suas palavras, nos mostrou esse caminho. Ele disse algo muito bonito: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento" (Mateus 22,37). Isso quer dizer que podemos amar a Deus com tudo o que somos, em todos os momentos, seja numa conversa com um amigo, seja ajudando alguém que precisa.
São Francisco de Assis é um ótimo exemplo disso. Ele encontrava Deus na natureza, nos animais, nos irmãos mais pobres. Ele não precisava de grandes rituais; sua vida toda era uma oração, uma conversa constante com Deus, mesmo nas coisas mais simples.
A verdade é que a piedade não precisa de hora marcada nem de lugar especial. Ela acontece no seu coração, na forma como você vive cada segundo do seu dia. Quando você faz seu trabalho com dedicação, cuida da sua família com amor ou até quando para um minuto para admirar a beleza de uma flor, você está praticando a piedade.
E sabe aquela história de que para ser santo precisa fazer grandes feitos ou milagres? Que nada! Santos foram pessoas como a gente, que viveram suas vidas com amor e fé. A diferença é que viveram virtudes de forma heróica. E é nisso que podem se diferenciar de nós hoje. Temos exemplos de santos que foram médicos, mães, pais, jovens, todos mostrando que a santidade está ao alcance de todos.
Então, da próxima vez que você se sentir sobrecarregado com a rotina ou pensar que não tem tempo para ser uma pessoa mais piedosa, lembre-se: Deus está com você em todos os momentos. Ele te convida a viver uma vida de amor e serviço no aqui e agora, na simplicidade do seu dia a dia.
A piedade é esse convite para ver Deus em tudo e em todos, para transformar cada pequeno ato em uma grande oferta de amor. E assim, passo a passo, com alegria e simplicidade, vamos caminhando rumo à santidade, acompanhados sempre por esse amigo fiel que é a piedade.
E tudo o dito aqui não retira a necessidade de orar e de, inclusive, ter horas marcadas do dia para tais atos. Quem reza se salva. Mas, como a vida espiritual é muito individual, falaremos disso em outro momento.





Comentários